domingo, 11 de dezembro de 2011

[...] um espaço único de repensar da atividade escolar que envolve alunos,professores, servidores e pais em uma prática de reflexão-ação que eleva o patamar da educação em nível de cidadania, isto é, que objetiva formar cidadãos conscientes, em um processo essencialmente ético no cumprimento de seus deveres e direitos, inseridos em uma sociedade em permanente mudança.(BRUM e ZUZE, (2006)

   Vive-se um momento de transformações e de incertezas ,o papel do profissional da educação precisa ser repensado e analisado.  Não se sabe ao certo para onde se caminha e nem qual o caminho a trilhar. A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes mesmo estando  se organizando para a construção de uma sociedade melhor, menos excludente, e realmente democrática. Não se pode esperar que tal organização brote espontaneamente, mas sim por meio da educação que pode caminhar lado a lado com a prática política de um povo.          
   Precisamos nos engajar politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista.                                                                   Para isso, antes de tudo necessitam conhecer a sociedade em que atuam, e o nível econômico e cultural de seus alunos . Como educadores engajados em um processo de transformação social, necessita-se que esses profissionais acreditem na educação, e, tendo uma visão ingênua e confiante em  transformar a sociedade em que está inserida.È preciso Acreditar nessas novas metodologias de numa nova psicologia educacional.


  

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