terça-feira, 6 de dezembro de 2011

“Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente .Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.(Augusto Cury)


  O país acordou para a importância e urgência de ampliar e valorizar a educação infantil.Fato de que só o ensino de qualidade poderá abrir portas para o desejado sonho de estabelecer políticas públicas de educação infantil mais efetiva.observando as escolas com lentes de aumento e identificar uma boa aprendizagem,desenvolvimento educacional,transformação e uma  realização bem-Sucedida na primeira infância.Cabe aos professores a missão de repensar a prática pedagógica na educação infantil.             
Precisamos acabar com a idéia de que a educação infantil é marcada para a criança como um modelo substitutivo materno infantil, baseado no paradigma da necessidade.Ela é  sim, primordial ,para dar os primeiros passos na formação educacional da criança  e para o seu desenvolvimento crítico-reflexivo,criativo,participativo,dinâmico e motivados para a sua qualidade de vida educativa.Criar novas políticas educacionais e de formação continuada dos docentes, enriquecendo as perspectivas teóricas e as preocupações com a prática que caracterizam sua produção  e construção com direito a um espaço que lhe permita viver sua infância plenamente,que promova interações entre outras crianças e garanta o seu desenvolvimento integral de vivências e experiências diversas .As crianças constroem  sua identidade pessoal e coletiva nas interações estabelecidas entre elas com outras pessoas e com a sua cultura.È a partir destas realidades e destas contribuições presentes nas políticas de educação  infantil que poderemos avançar na construção de uma  sociedade mais justa e democrática.




Um comentário:

  1. Oi Lili, o blog está cada dia melhor! Essa frase diz tudo: "Precisamos acabar com a ideia de que a educação infantil é marcada para a criança como um modelo substitutivo materno infantil, baseado no paradigma da necessidade." É preciso sim desvincular a ideia tão tradicional. Adorei o blog! Beijão e sucesso!

    Taci

    ResponderExcluir