sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Rubem Alves







 
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de serem pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves    


    A Era Vargas, foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando e centralizando a criança e sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais,estimulando uma discussão sobre os princípios norteadores de seu método de ensino, que nem sempre atende as necessidades de parte da comunidade escolar.
  A preocupação com a formação do indivíduo enquanto alguém que poderá ser agente transformador da realidade e comprometida com a realização do humano.
  A  Educação só terá sentido se pensada na relação entre o estudante e sua realidade, entre o estudante e sua prática enquanto futuro educador, enquanto aquele que será formado com a capacidade de pensar das relações sociais do aluno. Sem esta preocupação a escola perderá seu sentido e significado, servindo como forma de consumo ou reprodutora das teorias que atendem ao interesse dos que governam.
  A práxis que queremos é aquela que trás um diferencial na educação, onde o aluno seja este pássaro liberto e que possa voar muito alto trazendo para o seu ninho os frutos conquistados com o seu aprendizado.  

 

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