quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Grande é a poesia,a bondade"."O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança:tudo começa com um ato de amor.Uma semente há de ser depositada no ventre vazio.E a semente do pensamento é o sonho.Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber,deveriam ser especialistas do amor:Intérpretes de sonhos."(Rubem Alves)



                                                 Primeira  Infância

                                                


     Estudos científicos comprovam que o hábito da leitura é estimulado em casa.Acrescentando de maneira decisiva  para o desenvolvimento da linguagem das crianças, aumentando as chances do sucesso escolar.Devemos chamar a atenção dos responsáveis pelas políticas sociais da primeira infância ,sugerindo políticas de atendimento ás famílias  disseminando o hábito pela leitura e estimulando estas crianças desde o  berço.  Familiarizando-as desde cedo com a leitura,interagindo,encenando,mostrando,rimando,conversando Identificando os sons, a curiosidade,a imaginação, pensar e desenvolver o raciocínio .Envolvendo-a com livros  que tenham imagens da qual façam parte de sua vida, interagindo com ela estes momentos, tornando-os prazerosos.Estimular nas crianças o prazer de ler. 

 


Integrar adequadamente tecnologia e educação para que professores possam ensinar em um novo cenário e alunos possam aprender melhor é um dos grandes desafios que enfrentamos nas últimas décadas, que se acentuou com o surgimento da internet em larga escala na década de 1990, com o desenvolvimento de mundos virtuais.
  A tecnologia faz parte do cotidiano do aluno, a educação só vem para agregar aquilo que o aluno já conhece, já se identifica e o utiliza em seu meio de forma automática. Nós como educadores faremos com que a educação se torne mais acessível e prazerosa à todos.





 





   



sábado, 26 de novembro de 2011

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento;


“A educação do homem começa no momento do seu nascimento;
Antes de falar, antes de entender, já se instrui.”

                                                                    Jean Jacques Rousseau









           No momento em que  a escola e a  família alcançarem uma parceria na maneira como irão favorecer a educação de seus alunos, muitasdesordens hoje analisadas em sala de aula, serão aos poucos excedidas. Entretanto, para que isso possa ocorrer é necessário que a família realmente contribua com a vida escolar de seus filhos. Que a família tenha empenho, envolvimento com a escola, provocando assim, no aluno um sentimento de afeto, fazendo sentir-se protegido e valorizado como ser sentimental.

Partindo desse conceito que a família é o apoio para qualquer ser humano, não fazendo citação aqui somente à família com ligação de sangue, mas também as famílias formadas através de laços afetuosos. Defini-se família como um grupo de pessoas que se unem pelo anseio de estarem juntas, de constituírem algo e de se concluírem.
E é por meio dessas relações que os seres humanos tendem a tornarem-se mais afetivos e receptivos, eles aprendem a viver  de maneira adequada. Mas para que essa adaptação ocorra é preciso que haja citações positivas responsáveis  e incumbidas de mostrar os limites necessários ao desenvolvimento de uma individualidade com balanceamento emocional e afetivo. Para os dicentes, as referências são ; pessoas, palavras,  e gestos que irão proporcionar o desenvolvimento da analogia. Por isso, os alunos que estabeleçam dependência de harmonia nos seus momentos de família irá se sentir comprometido com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.





"A educação do homem começa no momento do seu nascimento;Antes de falar,antes de entender,já se instruí."Jean Jackes Rousseau






sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Rubem Alves







 
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de serem pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves    


    A Era Vargas, foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando e centralizando a criança e sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais,estimulando uma discussão sobre os princípios norteadores de seu método de ensino, que nem sempre atende as necessidades de parte da comunidade escolar.
  A preocupação com a formação do indivíduo enquanto alguém que poderá ser agente transformador da realidade e comprometida com a realização do humano.
  A  Educação só terá sentido se pensada na relação entre o estudante e sua realidade, entre o estudante e sua prática enquanto futuro educador, enquanto aquele que será formado com a capacidade de pensar das relações sociais do aluno. Sem esta preocupação a escola perderá seu sentido e significado, servindo como forma de consumo ou reprodutora das teorias que atendem ao interesse dos que governam.
  A práxis que queremos é aquela que trás um diferencial na educação, onde o aluno seja este pássaro liberto e que possa voar muito alto trazendo para o seu ninho os frutos conquistados com o seu aprendizado.  

 

domingo, 20 de novembro de 2011

Verdades da Profissão de Professor





Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire 
        

Por ser uma das profissões mais antigas e mais importante, tendo em vista que é dela que as outras profissões dependem  para desenvolve-la,requer qualificações acadêmicas e pedagógicas para desempenhar o seu papel de transmissor do conhecimento e construtor do saber.Se analisarmos a profissão da docência pelo salário, veremos o quanto um professor é mal remunerado, a começar pelo teto salarial do mesmo e sua carga horária. Um professor para desempenhar bem o seu trabalho, ele precisa de um turno para lecionar e outro para preparar todo o material necessário para exercer sua profissão com competência.
Eles exercem um papel insubistituível no processo educacional de transformação social.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Recomeçar- Carlos Drumond de Andrade


 
                                                                                          
                                                           
 

 
 
 

Não importa aonde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante... acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período ?
Foi aprendizado...

Chorou muito ?
Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas ?
Foi Para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes ?
É por que fechaste a porta para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido ?
Era o início de tua melhora...

Pois é... Agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego ?

Uma nova profissão ?

Um corte de cabelo arrojado... diferente... ?

Um novo curso...? 
Ou aquele velho desejo de aprender a pintar... desenhar... dominar o computador... ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundão de Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho ? 
Besteira... tem tanta gente que você afastou nesse seu período de isolamento... tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para chegar pertinho de você.

Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca fica amarga.

Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar ?

Ir alto... ? 
Então sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos... já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental... 
Vamos lá... joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes... fotos... peças de roupa... papel de bala... ingressos de cinema, bilhetes e viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração... fique pronto para a vida... para um novo amos... 

Lembre-se somos apaixonáveis... somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... afinal de contas... 

Nós somos o “Amor”...

Porque somos do tamanho daquilo que vemos, e não do tamanho da nossa altura.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

" Ninguém educa ninguém,ninguém educa a si mesmo,os homens se educam entre si,mediatizados pelo mundo".(Paulo Freire)

                                Devemos muito a Paulo Freire, nosso mestre, de novas metodologias educacionais, precursor do saber das políticas educacionais.
Tenho muito orgulho de desfrutar de todos os seus ensinamentos por mim adquirido pelos seus saberes, que tanto me influenciam, pelas suas teorias e produção intelectual, pelo seu amor ao próximo tão nítido em suas citações.
Me orgulho ainda mais, por tê-lo como conterrâneo e por compartilhar dos seus saberes que tanto me engrandecem e me enriquecem.
Não o tenho como o monstro da pedagogia pois este termo para mim soa mal.
Não o tenho como deus da pedagogia,pois deus só existe um.
Mais o tenho como o MESTRE do conhecimento intelectual e humano.
O anjo da pedagogia.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Não há saber mais ou saber menos;Há saberes diferentes.(Paulo Freire)

 

A Canoa
Texto Paulo Freire
Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis? Não, respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: É pena, você perdeu metade da vida. A professora muito social, entra na conversa: Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
Também não, respondeu o barqueiro. Que pena! Condói-se a mestra-Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta: Vocês sabem nadar? NÃO! Responderam eles rapidamente. Então é uma pena- Conclui o barqueiro. Vocês perderam toda a vida. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. PAULO FREIRE Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo de diferente para ensinar.
..
Não devemos subestimar as pessoas, todas elas tem o seu conhecimento, seus  valores e limitações.

domingo, 13 de novembro de 2011

'As tecnologias são importantes,mas apenas se soubermos utilizá-las.E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico'.(Dowbor,2011)

Hoje se torna quase impossível,viver sem estas tecnologias.
.Com o século XXI veio a tecnologia eletrônica,especialmente o computador e a internet,agregando valores no processo ensino-aprendizagem.
Devemos saber utilizá-la de forma construtiva como facilitador de locomoção e comunicação da educação fazendo com que ela se torne mais agradável,divertida,rápida,cultural, e estimulando o raciocinio lógico,a prática da pesquisa,a socialização e tantos outros.
Sabe-se que muitas escolas possuem estas tecnologias em salas isoladas, sem manuseio dos alunos, por não saberem interligar os mesmos, as atividades regulares.
Uma das realidades da tecnologia da educação é transformá-la em informação do conhecimento,atualizando,modificando e adaptando à metodologia de uma nova prática docente.
 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A educação em tempos do Twitter

Com todos os recursos móveis e em rede,
muitas questões nos desafiam como educadores:

1. O papel do professor muda cada vez mais: Ensina menos, orienta mais, articula melhor. Ele se aproxima mais dos alunos, se movimenta mais entre eles.

2. Os tempos das aulas se tornam mais densos, para realizar atividades interessantes, que possam ser pesquisadas, produzidas, apresentadas e avaliadas no mesmo espaço e tempo. São inviáveis as aulas de 50 minutos.

3. As aulas não se resumem só aos momentos presenciais. Aumenta a integração com os ambientes digitais, com os ambientes colaborativos, com as tecnologias simples, fáceis, intuitivas.

4. Os espaços se multiplicam, mesmo sem sair do lugar (múltiplas atividades diferenciadas na mesma sala). O conteúdo pode ser disponibilizado digitalmente. Predominam as atividades em tempo real interessantes, desafios, jogos, comunicação com outros grupos.

5. Há uma exigência de maior planejamento pelo professor de atividades diferenciadas, focadas em experiências, em pesquisa, em colaboração, em desafios, jogos, múltiplas linguagens. Forte apoio de situações reais, de simulações.

6. Ganha importância maior a presença do aluno-monitor, que apóia os colegas e ajuda o professor, tanto nas atividades como nas orientações tecnológicas.

7 Aumenta a integração de ambientes digitais mais organizados (como o Moodle) com recursos mais abertos, personalizados, grupais, informais (web2.0) em todas as etapas de um curso. Para motivar, ilustrar, disponibilizar, pesquisar, interagir, produzir, publicar, avaliar com o envolvimento de todos.

8. Quanto mais tecnologias, maior a importância de profissionais competentes, confiáveis, humanos e criativos. A educação é um processo de profunda interação humana, com menos momentos presenciais tradicionais e múltiplas formas de orientar, motivar, acompanhar, avaliar.

9. É imenso – e mal explorado - o campo de inserção da escola na comunidade, de diálogo com pais, bairro, cidade, mundo, com atividades presenciais e digitais.

10. Podemos ter modelos de organização de aulas, atividades e de materiais formatados para todo o país. Só não podem ser aplicados ao pé da letra nem ficarmos reféns deles. Podem servir como roteiros de orientação dos alunos, personalizando-os, dando-lhes a nossa cara, indo além do que está previsto.

11. A educação continuada, permanente, para todos, formal e informal, presencial e a distância, abre imensos horizontes profissionais, metodológicos, mercadológicos, que mal vislumbramos ainda. Tudo está para ser feito, experimentado e reinventado de forma diferente. A educação pode ser o campo mais fértil da reinvenção, porque todas as pessoas, em todas as idades e condições, precisam desesperadamente de ajuda em múltiplos campos: da formação inicial à super-especializada.

12. Diante de tantas mudanças, tudo o que fizermos para inovar na educação será pouco.


Fonte : Texto inspirado no livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, de José Manuel MoranEspecialista em projetos de mudança na educação presencial e a distância, Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp